30 de outubro de 2010

Dia das Bruxas


"Halloween" ou Dia das Bruxas é uma festa típica da Inglaterra, dos Estados Unidos e do Canadá que acontece tradicionalmente todos os anos, no dia 31 de outubro.

À noite, as crianças e adolescentes, vestidos com fantasias de fantasmas, bruxas, múmias, dráculas, duendes, gnomos ou outras criaturas, batem de porta em porta, a pedir doces aos moradores.

Em Portugal, a festa ainda se mistura com o dia de "Todos os Santos" no calendário, sendo que a sua expressão ainda é relativamente limitada.
Origens

O "Halloween" foi criado pelo povo celta, que viveu nas Ilhas Britânicas cinco séculos antes de Cristo. Eles inventaram a festa para marcar o fim oficial do verão, o início do ano novo, o término da última colheita, a renovação das leis, retorno dos rebanhos e armazenamento das provisões para o inverno.

A festa tinha vários nomes como Samhain, Samhein, La Samon e Festa do Sol. Mas o que prevaleceu foi "Halloween", adaptada de "All Hallows Eve", que significa véspera do Dia de Todos os Santos, comemorado a 1 de Novembro.

Para o povo druída, Samhain marcava o fim do verão com direito a um festival em sua homenagem, conhecido como Festival Druida de Samhain, comemorado em 31 de Outubro.

Segundo a lenda, as almas dos que morreram ao longo do ano voltavam para tomar os corpos dos vivos no ano que se iniciaria. Um dos rituais mais marcantes da festa eram as fogueiras acesas nas casas durante as comemorações. Os vivos que não queriam ser possuídos apagavam o fogo para que o local parecesse ser frio e indesejado, além de se vestirem com fantasias de criaturas assustadoras e desfilarem na vizinhança para afugentar os espíritos que vagavam.